Foi a partir de 1700, que a Família Meireles começou a cultivar uvas e produzir vinho em Celorico de Basto, concelho situado na Província do Minho, região Norte de Portugal.
Em 1980, Gonçalo Cristovam Meireles Dias, casado com D. Angela Maria Meireles Dias, assumiu a Quinta da Cerca, uma das belas propriedades da Família Meireles. A partir desta época, começaram a investir na expansão da vinícola, produzindo os seus primeiros Vinhos Molares. Nos anos seguintes, incentivados pela demanda de vinho na região, construíram uma nova Adega com modernas instalações e maior capacidade de produção de vinho.
Hoje a Adega Molares é proprietária de uma área com aproximadamente 50 hectares na Região, distribuída entre as Quintas; da Cerca, de Molares, do Corgo, do Casal e da Preguiça.
Os vinhos produzidos nas propriedades da Adega Molares são: Vinho Branco Verde Doc, Vinho Rosé, Vinto Tinto maduro e Espumante. O Vinho Verde Branco DOC é o que possui maior representatividade na atual produção de vinhos da Adega Molares, priorizando-se as castas de uvas portuguesas, entre elas, a mais utilizada na região o Alvarinho, além de Arinto, Azal e Trajadura. O Vinho Tinto maduro é produzido com as tradicionais castas portuguesas como Touriga Nacional e o Aragonêz. Nos anos de safras excepcionais, como 2013 e 2017, a Adega Molares produziu o Vinho Tinto “Obra Completa” utilizando as castas Merlot e Syrah. O Vinho Rosé da casa é produzido com as uvas da casta Merlot.
Através da expansão na sua área de produção, a Adega Molares ganhou escala, tornando-se uma vinícola mais representativa no mercado de vinhos portugueses. Lembrando que o principal objetivo permanece sendo o de produção de vinhos de alta qualidade com características únicas, personalidade, refletindo a peculiaridade do seu “terroir”. Atualmente, os Vinhos da Adega Molares são comercializados na Europa e no Brasil, com possibilidade de expansão para o mercado Norte Americano.
Os proprietários Gonçalo e Angela continuam amplamente envolvidos na produção de seus vinhos, investindo e acreditando no grande potencial de expansão do negócio. Maria Beatriz Meirelles Dias Bueno, filha do casal e atual Diretora da empresa, está dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela família nos últimos anos. As demais filhas Alessandra, Isabel e Carolina também atuam no segmento de comercialização e divulgação dos vinhos da Adega Molares.